
Localização e movimentação: trabalhando os conceitos de direção e sentido na Educação Infantil e Anos Iniciais
Descrição da Oficina: Para compreender, descrever e representar o mundo em que vive, entre outros conhecimentos, o aluno precisa saber localizar-se no espaço e movimentar-se nele. Com essa consideração, esta oficina tem como objetivo ampliar e ressignificar a compreensão de como os conceitos de direção e sentido estão presentes no trabalho que o professor desenvolve tanto na Educação Infantil, como Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através da discussão de tarefas que podem ser desenvolvidas com alunos dentro da temática de localização e movimentação.
04/08 - 06/08 - Inscrições
09/08 – início da oficina (2h assíncronas)
18/08- encontro de finalização pelo ambiente Moodle (2h síncronas).

Calcular ou investigar? O uso da calculadora e as regularidades matemáticas.
Responsáveis: Rosana Catarina Rodrigues de Lima
07/07 – início oficina (2h assíncronas)
14/07- encontro síncrono (2h síncronas).

Explorações didáticas com materiais manipulativos para ensinar matemática nos anos iniciais a partir de representações da prática
Responsáveis: Andrey de Paula - Universidade Federal do Tocantins e Juscier Mamoré – Formador IQE
Inscrições: 02/06 - 09/06;
Realização da parte assíncrona: 07/06 à 16/06 (Antes do encontro síncrono);
Encontro síncrono: 16/06.