Available courses
Alfabetização Científica: Matemática e Ciências da Natureza
A Formação Continuada cuja temática central será “Alfabetização Científica: Matemática e Ciências da Natureza” será realizada no formato híbrido com 03 (três) oficinas presenciais no Laboratório Maker do Instituto Federal e momentos assíncronos entre os encontros presenciais pela plataforma Moodle, garantindo o total de certificação de 30 (trinta) horas.
Localização e movimentação: trabalhando os conceitos de direção e sentido na Educação Infantil e Anos Iniciais
Descrição da Oficina: Para compreender, descrever e representar o mundo em que vive, entre outros conhecimentos, o aluno precisa saber localizar-se no espaço e movimentar-se nele. Com essa consideração, esta oficina tem como objetivo ampliar e ressignificar a compreensão de como os conceitos de direção e sentido estão presentes no trabalho que o professor desenvolve tanto na Educação Infantil, como Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através da discussão de tarefas que podem ser desenvolvidas com alunos dentro da temática de localização e movimentação.
04/08 - 06/08 - Inscrições
09/08 – início da oficina (2h assíncronas)
18/08- encontro de finalização pelo ambiente Moodle (2h síncronas).
Calcular ou investigar? O uso da calculadora e as regularidades matemáticas.
Responsáveis: Rosana Catarina Rodrigues de Lima
07/07 – início oficina (2h assíncronas)
14/07- encontro síncrono (2h síncronas).
Explorações didáticas com materiais manipulativos para ensinar matemática nos anos iniciais a partir de representações da prática
Responsáveis: Andrey de Paula - Universidade Federal do Tocantins e Juscier Mamoré – Formador IQE
Inscrições: 02/06 - 09/06;
Realização da parte assíncrona: 07/06 à 16/06 (Antes do encontro síncrono);
Encontro síncrono: 16/06.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: ALGORITMOS E ALTERNATIVAS
Sábado, 16 de outubro - Das 9h00 às 12:00
Depois de passar meses resolvendo adições e subtrações usando material manipulativo e desenhos, como será que os(as) alunos(as) se sentem ao ver um "algoritmo" pela primeira vez?
Venha ter essa experiência!
Aqui no ambiente virtual e no nosso encontro do dia 16 você vai conhecer e discutir algoritmos alternativos para adição e para subtração!
REFLEXÃO E SIMETRIA: COMO TRABALHAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM INTENCIONALIDADE MATEMÁTICA?
Sábado, 16 de outubro - Das 9h00 às 12:00
Reflexão e Simetria são conceitos entendidos e trabalhados
como sinônimos tanto por alunos quanto por professores, de modo equivocado.
Neste sentido, propomos tarefas, jogos e/ou brincadeiras que tenham
explicitamente uma intencionalidade matemática específica de discussão
associada ao desenvolvimento dessa temática. Temos por objetivo tratar de conceitos, procedimentos e recursos
a respeito do tópico e dificuldades dos alunos, potenciando o entendimento
matemático dos professores participantes e desenvolvendo seu Conhecimento
Especializado no âmbito da Reflexão e da Simetria a partir de tarefas que podem
ser implementadas desde a Educação Infantil até Anos Finais do Ensino
Fundamental.
Organização de materiais curriculares educativos: uma proposta de estudo para o ensino de Matemática e Informática
- Organização de materiais curriculares educativos: uma proposta de estudo para o
ensino de Matemática e Informática